Prémio José Aparecido de Oliveira

Instituído em 2011 e de cariz bienal, o “Prémio José Aparecido de Oliveira” promove a atribuição de um diploma de mérito e de uma prestação pecuniária, pretendendo reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se distingam na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP, bem como na realização de estudos e trabalhos de investigação que se inscrevam neste âmbito.

 

Os candidatos ao “Prémio José Aparecido de Oliveira” são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.

Jao

A ação empenhada do embaixador José Aparecido de Oliveira marcou de forma indelével o surgimento da CPLP, convertendo em realidade um sonho acalentado pelos Povos dos Países de Língua Portuguesa, espalhados por quatro continentes, e fazendo do seu autor um arauto do futuro.

O Prémio José Aparecido de Oliveira comporta o simbolismo da força e das múltiplas virtudes da unidade na diversidade, no respeito pelo outro que de tão longe pela língua nos está tão próximo.

Singelamente, destinado a perpetuar a memória do embaixador José Aparecido de Oliveira, este Prémio pretende também distinguir aqueles que empenhadamente ousem assumir uma “herança sem preço” e queiram continuar a ter a “Glória de Servir” através da defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da CPLP.

O Regulamento do “Prémio José Aparecido de Oliveira” foi aprovado pela XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, realizada em Luanda, em 22 de julho de 2011. O júri é composto pelos representantes dos Estados membros no Comité de Concertação Permanente (CCP) da CPLP, que aprecia, classifica e a quem compete a decisão da atribuição desta distinção.

Regulamento Prémio JAO

Agraciados