“Viagens pela Música de Língua Portuguesa” vai apoiar projetos artísticos

Secretário Executivo - Cultura
Nota Informativa

O projeto "Viagens pela Música de Língua Portuguesa" constitui a primeira ação prevista no Protocolo de Cooperação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Programa Ibermúsicas, assinado pelo Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, a Diretora de Música da Fundação Nacional de Artes do Brasil (FUNARTE), Eulícia Esteves da Silva Vieira, e o Diretor-Geral das Artes de Portugal, Américo Rodrigues,, no dia 21 de maio de 2024, em cerimónia na sede da Comunidade, incluída nas celebrações do 5 de Maio - «Dia Mundial da Língua Portuguesa» e «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» com as entidades com a categoria de Observador Consultivo.

 

O “Programa Ibermúsicas tem sido um pilar na promoção da música ibero-americana, estimulando a criação de novos públicos e ampliando o mercado de trabalho para os profissionais do setor”, realçou o Secretário Executivo da CPLP na intervenção realizada no ato de assinatura.

 

A “colaboração com a CPLP permitirá alargar ainda mais este alcance, integrando músicos, compositores e agentes culturais dos nossos Estados-Membros numa rede global de intercâmbio e cooperação. Gostaria de destacar o projeto "Viagens pela Música de Língua Portuguesa", uma iniciativa que reflete o espírito deste protocolo”, sublinhou Zacarias da Costa.

 

O projeto “Viagens pela Música de Língua Portuguesa”, conforme o Protocolo de Cooperação, é um “um projeto especial, delineado a partir de entendimentos entre Brasil e Portugal, que vise assegurar a mobilidade artística dos músicos, investigadores, compositores e outros agentes culturais ligados à música de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste”.

 

“Este projeto visa promover a mobilidade artística e o intercâmbio cultural entre os países da de língua portuguesa e os ibero-americanos, criando oportunidades para que os nossos artistas possam partilhar o seu talento e enriquecer as suas experiências culturais. A CPLP compromete-se a apoiar este projeto, tanto através da promoção das suas atividades quanto participando ativamente na seleção dos projetos a serem financiados”, afirmou o Secretário Executivo da CPLP.

 

O IBERMÚSICAS é um Programa de cooperação Ibero-Americana para a Música, integrado até ao momento por 15 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Portugal), tendo como fito fomentar a presença e o conhecimento da diversidade musical Ibero-Americana, estimular a formação de novos públicos na região, e alargar o mercado de trabalho dos profissionais do sector.

 

A FUNARTE e DGARTES são as entidades que fazem parte do Programa Ibermúsicas e operacionalizam o Programa no Brasil e em Portugal, respetivamente, e que têm ambas como atribuições o apoio a agentes culturais independentes, a promoção ativa da internacionalização das artes e dos artistas do Brasil e de Portugal, facilitando o acesso a canais de divulgação e distribuição como forma de dinamização da cooperação e intercâmbio cultural internacional.

Últimas Notícias

Ver todas