Vencedores do "Concurso de Escrita Criativa” no XXIX Conselho de Ministros

Secretariado Executivo - Educação
Nota Informativa

A cerimónia de premiação internacional dos vencedores do "Concurso de Escrita Criativa - Dia Mundial da Língua Portuguesa" decorreu durante a sessão de abertura da  XXIX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 19 de julho de 2024, em São Tomé, constituindo um momento de celebração e reconhecimento do talento dos jovens escritores.

 

O Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, entregou o diploma de classificação e o prémio monetário à primeira classificada do concurso internacional, Elisiane Cabral, de Cabo Verde, à segunda classificada, Zelia Marçal, de Timor-Leste, e ao terceiro, Leonardo Pereira, de Portugal.

 

Na véspera do Conselho de Ministros, a 18 de julho de 2024, o Secretário Executivo da CPLP realizou ainda uma receção aos vencedores do “Concurso de Escrita Criativa – Dia Mundial da Língua Portuguesa”. Os alunos foram recebidos, também, pela Ministra da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, Isabel Abreu.

 

Neste mesmo dia, o Ministério da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe organizou uma visita a locais emblemáticos, como, por exemplo, o Jardim Botânico, Monte-Café, Boca de Inferno e a X Bienal de São Tomé e Príncipe. Nessas paragens, tiveram a oportunidade de aprender sobre as espécies de plantas e árvores endêmicas da região, além da cultura e história local.

 

O "Concurso de Escrita Criativa - Dia Mundial da Língua Portuguesa" é uma iniciativa integrada no Plano Estratégico de Cooperação em Educação da CPLP e no projeto da Rede de Escolas Amigas da CPLP. O desafio, lançado a todos os alunos e alunas do 10.º ano de escolaridade das unidades orgânicas da Rede das Escolas Amigas da CPLP, consistiu em escrever um texto que tenha como tema: “Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP”.

 

O concurso contou com um júri internacional composto por membros de diversos países da CPLP, tendo sido atribuídos prémios monetários e diplomas de classificação.

 

A estrutura do concurso, dividida em duas fases – nacional e internacional – permitiu uma ampla participação e uma rigorosa seleção dos melhores trabalhos. Na fase nacional, foram apurados os três melhores trabalhos de cada país, totalizando 131 participantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As vinte e quatro produções mais criativas avançaram para a fase internacional, com a avaliação do respetivo júri. Recorde-se, Elisiane Cabral, de Cabo Verde, Zelia Marçal, de Timor-Leste, e Leonardo Pereira, de Portugal, foram, respetivamente, os três primeiros classificados.

 

Os prémios a nível internacional e nacional serão assegurados pela CPLP no âmbito da promoção do presente concurso.

 Os prémios a nível internacional foram:

1º Prémio = 1500 Euros

2.° Prémio = 900 Euros

3.º Prémio = 600 Euros

 

Os prémios a nível nacional firam:

1.º Prémio = 500 Euros

2.° Prémio = 300 Euros

3.º Prémio = 200 Euros

Últimas Notícias

Ver todas