Secretário Executivo enaltece Cooperação “mais robusta” na CPLP

Secretário Executivo - Cooperação
Nota Informativa

A 50ª Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre a 13 e 14 de julho de 2025, em Bissau.

 

A sessão de abertura contemplou as intervenções do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, e da Secretária de Estado da Cooperação Internacional da Guiné-Bissau, Fatumata Jaú.

 

Na ocasião, o Secretário Executivo da CPLP realçou um “marco simbólico: cinquenta reuniões de trabalho intenso, de deliberações técnicas e políticas, e de avanços concretos no pilar que, como já tive ocasião de afirmar, mais visibilidade e ação tem proporcionado à nossa Comunidade: a cooperação. Ao longo destes encontros, fomos testemunhas de uma crescente apropriação dos projetos da CPLP por parte dos beneficiários e de uma rede de cooperação que se vem tornando mais estruturada, mais diversa e, sobretudo, mais útil.”

 

Ao “longo deste tempo temos vindo a trabalhar com base num quadro estratégico sólido, alinhado com as decisões da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo e articulado com a nova Visão Estratégica da CPLP”, afirmou Zacarias da Costa, observando que “a nossa cooperação já não se limita à execução de projetos; tornou-se, cada vez mais, um instrumento de afirmação política da CPLP e de valorização de parcerias externas. A título de exemplo, destaco a crescente articulação com agências das Nações Unidas, como a FAO, o ACNUDH e a OIT, e com Observadores Consultivos e Associados que procuram hoje, mais do que nunca, integrar agendas e colaborar em áreas estruturantes.”

 

Na sua intervenção, o Secretário executivo da CPLP reiterou, ainda, que “sem o reforço do financiamento da cooperação da CPLP, não conseguiremos corresponder às expetativas que legitimamente se colocam a esta Comunidade”.

 

Neste contexto, a “previsibilidade e sustentabilidade dos nossos instrumentos, como o Fundo Especial, continuam a depender, em larga medida, da mobilização de contribuições por parte dos Estados-Membros — particularmente daqueles que ainda não fazem uso deste instrumento”, sublinhou Zacarias da Costa, referindo que “temos verificado, felizmente, sinais encorajadores. Mas é preciso mais. É preciso que as decisões adotadas nas reuniões setoriais sejam acompanhadas dos meios para a sua concretização.”

 

A terminar a intervenção de abertura da 50ª Reunião dos Pontos Focais de Cooperação, o Secretário Executivo da CPLP refere que “ao concluir este mandato, levo comigo o privilégio de ter trabalhado convosco, lado a lado, por uma CPLP mais ativa, mais útil e mais próxima dos seus cidadãos. A nossa cooperação é, hoje, mais robusta e mais reconhecida. Isso deve-se a todos vós.”

 

Últimas Notícias

Ver todas