Secretária Executiva e Ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe entregam diploma de Embaixadores de Boa Vontade aos Calema

Secretariado Executivo - Cultura
Nota Informativa

O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Missão Permanente da República Democrática de São Tomé e Príncipe junto da CPLP organizaram a «Cerimónia de entrega do diploma de Embaixadores de Boa Vontade» ao grupo musical Calema, no dia 25 de agosto de 2025, na Sede da CPLP, contando com a presença da Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Ilza Amado Vaz.

 

Na abertura da cerimónia, a Secretária Executiva da CPLP, Embaixadora Maria de Fátima Jardim, salientou que este ato simbólico reflete a importância de “impulsionar a inovação, a música, a cultura, o crescimento e o bem-estar, motiva-nos a criar soluções criativas, a promover a igualdade de oportunidades e mudanças positivas”.

 

Na alocução, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim recordou, também, a importância no passado histórico da música, da poesia e da literatura que “marcaram desejos heroicos de liberdade, de independência, de projetos comuns que foram e continuam a ser abraçados por heróis de causas”. Sendo a estabilidade e a paz os objetivos principais da CPLP, no cenário atual, “temos a certeza que esta Comunidade poderá gerir crises e emergências, porque é una”, observou a Secretária Executiva da CPLP, sublinhando ainda que “temos de eliminar a pobreza e a fome, cuidar da vida e cuidar do nosso planeta”, como refere o nosso lema da Soberania Alimentar: Um caminho para o Desenvolvimento.

 

Nestes desafios, a “Juventude deve estar sempre presente, com voz ativa”, afirmou a Secretária Executiva da CPLP. Temos “um estrato etário que é cada vez mais proativo de desejos no quadro das nossas populações. Os nossos Chefes de Estado e de Governo reafirmaram a importância da juventude com a atribuição deste título aos Calema", mas também realçaram que a “música é também cultura, arte e poesia, com pessoas da dimensão da Fafá de Belém, de Filipe Zau e dos Calema, que são Embaixadores de Boa Vontade, e através do seus trabalhos e da afirmação da nossa cultura, teremos uma contribuição indispensável para os nossos objetivos comuns”. A Secretária Executiva, Embaixadora Maria de Fátima Jardim, felicitou vivamente o grupo musical Calema, em nome da juventude da CPLP, dando continuidade ao lema adotado no exercício da Presidência de São Tomé e Príncipe da CPLP, “A Juventude e Sustentabilidade”.

 

Na intervenção, recordando o exercício da Presidência da CPLP terminado no passado mês de julho, a Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Ilza Amado Vaz, afirmou o compromisso com a CPLP, a missão e objetivos, em prol dos nossos Estados e dos nossos povos”.

 

Reconhecendo o “grande talento e o percurso” dos Calema, a Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe referiu que “é preciso sonhar, acreditar e trabalhar para conquistar o que se sonhou. Esta é uma mensagem para os nossos jovens são-tomenses e da nossa Comunidade.” A Ministra salientou ainda o orgulho, enquanto são-tomense, em ver os Calema a “levar a música a todos os cantos do mundo”, observando que a música e a poesia são muito importantes desde o período colonial, sendo que hoje utilizamos para transmitir sentimentos, sonhos e “esperança por um mundo melhor. O poder da música consegue superar barreiras, consegue unir povos e com que todos nos entendemos, mesmo quando não utilizamos a mesma língua”.

 

O “impacto da música tem permitido unir as gerações”, reforçou a Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, enaltecendo que “permite, também, levar a língua comum a novos palcos, aos novos públicos e a novos horizontes. Os Calema representam o exemplo de que a juventude da CPLP pode sonhar alto, sem esquecer as suas raízes. São promotores de valores que nos são caros, a diversidade cultural, a solidariedade entre os povos e a força da identidade lusófona”.

 

Após a outorga do título de Embaixadores de Boa Vontade da CPLP, os músicos António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira realçaram a satisfação em “fazer parte desta família” e que a “CPLP faz parte de nós, tudo aquilo que fazemos, que respiramos, tem um pouco da CPLP”.

 

A cerimónia contou, ainda, com a intervenção do Representante Permanente de São Tomé e Príncipe junto da CPLP, Embaixador Esterline Gonçalves Género, que discorreu sobre a relevância cultural e o percurso dos novos Embaixadores de Boa Vontade da CPLP, e terminou com uma mensagem de felicitação da Secretária Executiva da CPLP a Angola, pela vitória do Campeonato Africano de Basquetebol (AfroBasket).

Últimas Notícias

Ver todas