Cooperação entre Estados-Membros é “chave para enfrentar desafios ambientais”
Nota Informativa
O Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Manuel Clarote Lapão, afirmou que a “cooperação entre os nossos Estados-Membros é a chave para enfrentar os desafios ambientais. A CPLP já demonstrou a sua capacidade de agir, e temos o dever de continuar avançando.”
Discursando durante a sessão de Abertura da X Reunião de Ministros do Ambiente da CPLP, em representação do Secretário Executivo da CPLP, a 18 fevereiro 2025, em São Tomé, o Diretor de Cooperação realçou que “o tema que nos traz aqui, “Desafios Climáticos e o Papel das Próximas Gerações de Líderes Ambientais”, reflete a urgência e a importância da nossa ação coletiva para enfrentar a crise climática global”.
A juventude tem um papel central na implementação de políticas inovadoras e na promoção de mudanças sociais e políticas sustentáveis, sublinhou Manuel Clarote Lapão, afirmando que “devemos garantir que tenham os meios e o conhecimento necessários para liderar a transição para um modelo de desenvolvimento mais sustentável e resiliente”.
A “emergência climática, a perda da biodiversidade, a poluição e a degradação ambiental não são apenas problemas isolados, mas ameaças globais que exigem ação coordenada e determinada”, alertou o Diretor de Cooperação.
A CPLP “tem demonstrado visão, ao colocar a questão ambiental no centro da sua agenda, e o trabalho desenvolvido nos últimos anos reflete claramente esse compromisso”, observou Manuel Clarote Lapão, recordando que “implementação do Plano de Ação 2023-2025 procurou fortalecer a projeção internacional da nossa comunidade na política ambiental”. “Desenvolvemos trabalho no quadro do apoio à implementação de Convenções Internacionais de Ambiente, tendo produzido um documento de diagnóstico que contribuiu para facilitar a partilha de experiências entre os Estados-Membros.”
A CPLP “tem demonstrado liderança na promoção da educação ambiental, reconhecendo que a formação e capacitação são ferramentas essenciais para transformar sociedades e enfrentar os desafios ambientais”, refere o Diretor de Cooperação, referindo que a “CPLP tem avançado com projetos concretos, como a criação da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO e do Observatório do Clima da CPLP”.
“Esta reunião marca um momento crucial para reafirmarmos o nosso compromisso com a ação climática e a sustentabilidade ambiental. Temos a responsabilidade de transformar palavras em ações concretas, garantindo que as decisões tomadas aqui sejam implementadas de forma eficaz nos nossos países”, concluiu.
Últimas Notícias
-
Secretário Executivo - Ambiente
Seminário Internacional "América Latina e Europa para além das fraturas globais"
A Cátedra José Bonifácio (CJB) – Centro Ibero-amer...
-
Secretário Executivo - Ambiente
COP28 com 200 eventos em Língua Portuguesa
A Cimeira da Organização das Nações Unidas para o ...
-
Secretário Executivo - Ambiente
Secretário Executivo participou em conferência “Clima Património da Humanidade”
O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de...