CPLP celebrou 50 Anos das Independências dos Países de Língua Portuguesa
Nota Informativa
Os 50 Anos das Independências dos Países de Língua Portuguesa foram celebrados, nesta quinta-feira, 09 de Outubro, em Lisboa, com a realização do Colóquio sob o tema “A construção da liberdade e das independências dos países de língua portuguesa – influências mútuas”.
O evento teve lugar no Auditório do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), num momento de reflexão sobre meio século de transformações político-diplomáticas, sociais e culturais nos países que partilham a língua portuguesa.
Na sessão de abertura, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da CPLP, referiu que, no seio da CPLP, é possível encontrar respostas e propostas que permitem fortalecer a unidade e construir alianças que, cinquenta anos depois das independências, continuam a traduzir-se em ações concretas e resultados positivos.
Acrescentou ainda que os diferentes heróis, líderes, atores sociais e cidadãos partilham exemplos de superação e progresso, celebrando páginas históricas que honram o caminho dos nossos povos.
A sessão inaugural contou também com as intervenções dos Embaixadores Artur Silva, Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da CPLP, na qualidade de Representante da Presidência Pro tempore da CPLP; e António de Almeida Lima, Representante Permanente de Portugal junto da CPLP; bem como do Senhor Victor Fortes, Secretário-Geral da Liga Africana.
Sua Excelência Ana Isabel Xavier, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, dirigiu-se aos participantes através de uma mensagem na qual elogiou a realização da iniciativa.
Outrossim, referiu que, passados 50 anos, refletir sobre a construção da liberdade e das independências dos países africanos de língua portuguesa é reconhecer uma história partilhada, um património comum de resistência e de esperança. Sublinhou que esta história não pertence apenas ao passado, mas continua a moldar o presente e a projetar o futuro.
O Colóquio Lusófono, promovido pelo Secretariado Executivo da CPLP, a Representação Permanente de Portugal junto da CPLP e o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, constituiu um espaço de reflexão sobre as lutas de libertação nacional, os impactos da Revolução dos Cravos e o percurso das nações lusófonas após a conquista da independência.
Numa altura em que se celebram 50 anos das independências dos países africanos de língua portuguesa — Guiné-Bissau (1973), Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola (1975) —, o colóquio assinalou um marco histórico do século XX, lembrando não só as conquistas políticas e sociais alcançadas, mas também os desafios que persistem no caminho do desenvolvimento.
A programação do colóquio integrou uma mesa-redonda sob o tema “Um balanço partilhado”, moderada pelo Senhor Pedro Oliveira, que contou com a intervenção dos Professores Augusto Nascimento, Edalina Sanches, Clara Carvalho, Ruy Blanes e Alexandra Dias, das Universidades de Lisboa e NOVA de Lisboa.
O evento trouxe igualmente à reflexão o tema: “O Brasil e as Independências”, cujo palestrante foi o Professor Ivan Lima, da Universidade do Porto.
O encerramento esteve a cargo da Embaixadora Ana Paula Zacarias, Diretora do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que realçou o contributo deste colóquio para o enriquecimento do conhecimento histórico sobre as antigas colónias portuguesas em África e para o fortalecimento da memória coletiva lusófona.
O evento contou com a presença de distintas personalidades, entre as quais Sua Excelência Francisco Ribeiro Telles, Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, bem como membros do corpo diplomático, altos funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Secretariado Executivo da CPLP, historiadores, académicos e jornalistas.
Últimas Notícias
-
Secretariado Executivo - Politico-Diplomático
Secretariado Executivo felicita Guiné Equatorial pelo aniversário da Independência Nacional
O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países ...
-
Secretariado Executivo - Politico-Diplomático
Suiça formalizou candidatura a Observador Associado da CPLP
A Confederação Suíça formalizou a candidatura à ca...
-
Secretariado Executivo - Politico-Diplomático
CPLP acolhe Colóquio sobre 50 Anos das Independências dos Países de Língua Portuguesa
O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países ...