CILPE2025 vai debater «Multilinguismo, interculturalidade, cidadania»

Secretariado Executivo - Cultura
Nota Informativa

A 4ª edição da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2025) vai decorrer de 11 a 12 de novembro de 2025, na cidade de Praia, Cabo Verde, sob o tema “Multilinguismo, interculturalidade, cidadania”.

 

A Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Embaixadora Maria de Fátima Jardim, vai participar na conferência, bem como o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, o Secretário-Geral da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, o Secretário-Geral Adjunto da SEGIB, José Frederico Ludovice, a presidente do Camões, I.P., Florbela Paraíba, e o diretor do Instituto Guimarães Rosa, Marco Antonio Nakata, entre outros participantes.

 

Pela primeira vez em África, o encontro vai reunir mais de 70 personalidades de 12 países, entre decisores políticos, académicos, linguistas, escritores e responsáveis por políticas linguísticas, num diálogo global sobre o futuro das duas línguas mais faladas do espaço ibero-americano.

  

Os debates da CILPE2025 vão orientar a “cooperação linguística em inovação, educação e cultura, promovendo a diversidade linguística como fator decisivo no novo ciclo de desenvolvimento sustentável e nos objetivos da Agenda 2030”, sublinhou a OEI, adiantando que, este ano, o “foco estará na geopolítica das línguas e o seu papel na cooperação internacional, na mobilidade académica e na educação intercultural, bem como no desenvolvimento de políticas sobre direitos culturais e cidadania em África e na Ibero-América”.

 

A CILPE2025 é uma iniciativa da OEI com o apoio institucional do Governo de Cabo Verde, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da CPLP. Fazem parte da Comissão Organizadora a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Portugal), o Instituto Cervantes (Espanha) e o Instituto Guimarães Rosa (Brasil).

 

 

Edições Anteriores

 

Últimas Notícias

Ver todas