Secretária Executiva na abertura da CILPE2025

Secretariado Executivo - Cultura
Nota Informativa

A Embaixadora Maria de Fátima Jardim, Secretária Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), participou na sessão de abertura da 4ª edição da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2025), a 11 de novembro de 2025, na cidade de Praia, Cabo Verde.

Na sua intervenção, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim considerou inspirador o tema “Multilinguismo, interculturalidade, cidadania”, escolhido para a CILPE 2025, uma vez que a CPLP representa um espaço de cerca de 300 milhões de pessoas, fundamental para a cooperação nas dimensões da língua, da cultura e da história.

A Embaixadora Maria de Fátima Jardim salientou que, por outro lado, a OEI ascende a mais de 600 milhões, projetando-se que, no futuro próximo, o somatório da população das duas comunidades possa atingir os mil milhões, pelo que será necessário perspetivar pensando nas pessoas e nas sociedades.

Recordando que a Língua Portuguesa congrega os valores e princípios da CPLP, servindo como meio privilegiado de difusão cultural e potencializando o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, a Embaixadora Maria de Fátima Jardim sublinhou a importância estratégica do idioma comum no cenário internacional e a responsabilidade de aprofundar o seu crescimento.

Paralelamente, a Secretária Executiva da CPLP defendeu que a valorização das línguas é crucial para fortalecer a multilateralidade e apoiar a educação, a ciência, inovação e cultura, respeitando as variações regionais e culturais. Nesta senda, considerou a cultura e a diversidade cultural como estratégicas, porque apresentam contributos para o desenvolvimento socioeconómico sustentável, para fomentar a paz e criar sociedades democráticas e inclusivas.

Outrossim, considerou ainda imprescindível a integração da cidadania e os fenómenos migratórios, bem como o reconhecimento da solidariedade e da inclusão, para identificar oportunidades vantajosas de cooperação.

A Secretária Executiva da CPLP salientou ainda a responsabilidade coletiva da realização de trabalhos para a participação na avaliação positiva dos ODS e da participação na agenda global, reduzindo desigualdades e respeitando as particularidades de cada nação.

A CILPE2025 é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio institucional do Governo de Cabo Verde, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da CPLP. Fazem parte da Comissão Organizadora, a CPLP, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Portugal), o Instituto Cervantes (Espanha) e o Instituto Guimarães Rosa (Brasil). Decorrendo esta edição em Cabo Verde, reuniu mais de 70 personalidades de 12 países num diálogo global sobre o futuro das duas línguas, entre decisores políticos, académicos, linguistas, escritores e responsáveis por políticas linguísticas.

 

Últimas Notícias

Ver todas