CPLP e Ibermúsicas assinam Protocolo de Cooperação

Secretário Executivo - Cultura
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, a Diretora de Música da Fundação Nacional de Artes do Brasil (FUNARTE), Eulícia Esteves da Silva Vieira, e o Diretor-Geral das Artes de Portugal, Américo Rodrigues, assinaram um Protocolo de Cooperação entre a CPLP e o Programa Ibermúsicas, no dia 21 de maio de 2024, em cerimónia incluída nas celebrações do 5 de Maio - «Dia Mundial da Língua Portuguesa» e «Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP» com as entidades com a categoria de Observador Consultivo.

 

O objetivo deste protocolo de cooperação é a “construção de pontes de cultura e cooperação entre a América Latina, a Europa, a África e o Sudeste Asiático, conferindo-lhe um caráter multilateral e pluricontinental que reduza as distâncias físicas entre os países que têm a língua portuguesa como património cultural”.

 

Como uma primeira ação, fixa-se a realização de “um projeto especial, delineado a partir de entendimentos entre Brasil e Portugal, que vise assegurar a mobilidade artística dos músicos, investigadores, compositores e outros agentes culturais ligados à música de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste”. O projeto recebeu a validação do Conselho Intergovernamental do Ibermúsicas e intitula-se “Viagens pela Música de Língua Portuguesa”.

 

O Ibermúsicas é um programa de cooperação Ibero-Americana para a Música, integrado até ao momento por 15 países (Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Portugal), tendo como fito fomentar a presença e o conhecimento da diversidade musical Ibero-Americana, estimular a formação de novos públicos na região, e alargar o mercado de trabalho dos profissionais do sector.

 

A FUNARTE e DGARTES são as entidades que fazem parte do Programa Ibermúsicas e operacionalizam o Programa no Brasil e em Portugal, respetivamente, e que têm ambas como atribuições o apoio a agentes culturais independentes, a promoção ativa da internacionalização das artes e dos artistas do Brasil e de Portugal, facilitando o acesso a canais de divulgação e distribuição como forma de dinamização da cooperação e intercâmbio cultural internacional.

 

A CPLP tem o estatuto de observador consultivo na SEGIB, aprovado na XXVIII Cimeira Ibero-Americana de Santo Domingo, em 2023. A Conferência Ibero-Americana na CPLP detém a categoria de Observador Associado da CPLP desde a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em 2021, em Luanda.

 

 

Últimas Notícias

Ver todas