Crescente maturidade da Cooperação da CPLP

Secretário Executivo - Cooperação
Nota Informativa

A XLIX Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorreu entre 2 e 4 de abril de 2025, em Malabo, na Guiné Equatorial.

A reunião passou em revista o grau de execução das atividades financiadas pelo Fundo Especial da CPLP, “ocasião em que foi possível registar um nível apreciável de apropriação por parte das entidades beneficiárias”, afirmou o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, na sessão de encerramento.

Na reunião, o Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Clarote Lapão, procedeu à apresentação do Relatório de Execução do Quadro Bienal de Cooperação 2023-2025, complementado com apresentações por parte de algumas entidades assessoras. “Julgo que terá enriquecido os trabalhos, não apenas pelo teor da informação transmitida, mas também pelo facto de termos tido estas instituições a prestar contas sobre as atividades que acompanham na primeira pessoa e podermos beneficiar da sua visão sobre a CPLP, o que nos permite uma melhor monitorização e avaliação dos resultados já obtidos”, salientou Zacarias da Costa.

De uma forma geral, “creio que o Quadro Bienal de Cooperação da CPLP nos revela uma crescente maturidade da cooperação da CPLP, que se vem focando em aspetos essenciais do desenvolvimento sustentável dos nossos Estados-Membros”, referiu o Secretário Executivo da CPLP.

Após o debate, as delegações aprovaram ainda deliberações relacionadas com o Fundo Especial da CPLP, tendo sido reforçado o montante para a execução do VIII Congresso de Educação Ambiental, aprovada uma nova atividade de capacitação proposta pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “Plano de Formação Externa IPMA – 2025”, e decidido apoiar mais um projeto da Campanha juntos Contra a Fome.

A terminar a intervenção, o Secretário Executivo da CPLP realçou que o “amadurecimento do trabalho que vem sendo realizado vem prestar prova de que o método de trabalho adotado pela CPLP e a revisão do seu quadro de procedimentos, suportado pela revisão do enquadramento estratégico da cooperação da CPLP, foi uma decisão acertada, permitindo gerar maior foco, apropriação e sustentabilidade nas opções que vêm sendo adotadas”.

Sendo “uma organização com recursos escassos, não posso deixar de registar que com pouco se tem conseguido fazer muito”, observou Zacarias da Costa.

Nos dias 1 e 2 de abril, na Guiné Equatorial, a agenda, prévia à abertura dos trabalhos, contemplou o 3º seminário de capacitação aos Pontos Focais Setoriais da Guiné-Equatorial e um encontro dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP com os Pontos Focais Setoriais equato-guineenses.

Últimas Notícias

Ver todas